Julga-se essencial em uma
empresa seu nome, marca e imagem passadas para o púbico. O sucesso de uma
organização esta diretamente ligado a forma como suas ideias e conceitos são
transmitidos aos clientes. Esta comunicação deve ser explorada principalmente
na identidade visual e o empreendedor deve compreender a importância destas
para o êxito do empreendimento.
A identidade reproduz a
realidade, ou seja, mostra quem é a empresa e como ela atua; a imagem, por sua
vez, realça como a empresa é percebida no mercado. O manual da identidade
visual informa aos clientes, fornecedores e parceiros como a marca deve ser
aplicada em peças de comunicação, criando uma agradável marca corporativa,
mencionando a imagem que a organização deseja transmitir.
Sendo assim, lidar com
comunicação visual deve ser bastante expressivo, pois exerce um impacto
repentino por trabalhar diretamente com o ponto de vista do ser humano. É a
primeira impressão passada para seu público e influencia na opinião que o mesmo
formará a respeito da empresa. Portanto, se o visual da organização
estiver mal formulado, certamente não transmitirá a credibilidade necessária
para conquistar o mercado.
Os componentes da
identidade visual podem ser classificados como:
Primários: fundamentais para que o processo funcione,
sendo eles o símbolo (sinal que substitui o registro de nome da empresa), e/ou
logotipo (forma privada e diferenciada com a qual o nome da instituição é
registrado nas aplicações) e a marca (conjunto formado pelo símbolo e
logotipo).
Secundários: são as cores e o alfabeto que predominam nas
peças de comunicação da empresa. Esses componentes são pouco explorados, mas
requerem atenção tanto na hora da escolha, quanto no momento em que forem
utilizados no projeto, pois colaboram para o procedimento de avaliação e
fixação da marca no intelecto dos consumidores.
Terciários: envolve os acessórios e elementos
complementares, como por exemplo, grafismos e mascotes.
Diante de todos os aspectos
vistos, compreende-se que a marca é o elemento principal para diferir e
classificar empresas, funcionando como uma maneira de o consumidor
identificá-la e ainda reúne valores emocionais e psicológicos que acabam
influenciando o cliente a optar pela marca por conta desta identificação.
Sabemos que isso não é um fator isolado, obviamente o consumidor pesquisará a
qualidade do produto, o preço, a distribuição e sofrerá influencia de suas
estratégias de marketing.
Assim, a identidade visual
deve ser normatizada, pois não tendo um padrão, a empresa passará ao público,
tanto interno como externo, um conceito de desorganização e ineficiência. Ou
seja, ter um material institucional bem estruturado reflete um grande
benefício: aumento de credibilidade.
Cliquem nas imagens para baixar arquivos modelos.
Uniformes
Flyer
Cartão de visita
Outdoor
Identidade Visual 01
Identidade Visual 02
Crachás
Cartaz
Artes para redes sociais
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